segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Saindo do Cercado

Amigos!

Este ano desisti de baixar meu tempo nas provas de 10K para participar de provas mais longas. Sendo assim, corri as 10 milhas da Mizuno (16k), a Meia Maratona do Rio (21,097K) e a Meia Internacional. Isso resultou em treinamentos mais demorados e de menor ritmo, seguindo pela contra-mão das ruas de asfalto irregular do subúrbio do Rio. Não dá para correr por duas horas e meia em um mesmo lugar, tem de sair por aí.


Em meu último treino, saí de casa e segui paralelo ao Metrô. Partindo de Irajá, cruzei as estações de Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha e Inhaúma. Após passar sobre a Linha Amarela e chegar ao Shopping Nova América, consultei o cronometro que marcava algo em torno de 30 minutos. Era hora de passar o dedo na testa, como um limpador de pára-brisa, protegendo os olhos do suór.

Passado o Shopping, virei à esquerda abandonando a margem do Metrô e sigui para Maria da Graça, onde o Metrô ressurge sobre um elevado. Hora de ficar atento, pois a área é perigosa. Na saída da Favela do Jacarezinho, a Cracolândia, um grupo de amigos corredores já foi alvo de pedras atiradas pelos viciados. Escapei incólume da "Faixa de Gaza", pelo viadulto que me conduziu a Benfica e me adentrei por uma rua paralela ao Corpo de Bombeiros. Antes de cruzar outro viadulto que me conduziria ao Maracanã, consultei o cronômetro que marcava 1 hora treino. "É melhor voltar." - pensei, ao mesmo tempo que li o letreiro "São Francisco Xavier", na estação da Supervia.

Voltei seguindo a linha de trem até o Engenho Novo. Antes de chegar ao Méier, abandonei este trajeto, optando pelas placas que indicavam "Del Castilho", nas ruas internas do bairro. Passei por ruas que não conhecia e, quando me dei conta, estava em inhaúma, de novo, ao lado do Metrô. Daí foi só retornar e completar todo trajeto em 2h e 30mim. O Google Maps confirmou que meu trajeto foi de 26 a 27Km - o treino mais longo desde que voltei a correr. Elegi-o como o meu primeiro treino para a Maratona (42K) do ano que vem.

ENQUANTO A MARATONA NÃO CHEGA

Esse mês, participei da Corrida de Primavera do Circuito Adidas, de 10K (veja as fotos). Mais uma vez não atingi os tão sonhados 40 minutos, ainda assim, com 42'17" fui o quarto na minha categoria. Para fechar o ano, já me inscrevi na Volta da Pampulha - dia 06 de dezembro de 2009, com transmissão da TV Globo.

Talvez corra outra prova de 10K, ainda em 2009. Depois disso, sei que vou gastar muito tênis em treinos cada vez mais longos para as Maratonas de 2010 (provavelmente duas). Para encarar os 42 km, vou precisar de muita saúde e disposição.

Abraços!

Bira

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Voltando pra Escola e Quebrando na Meia!

Amigos!

A essa altura, deve ter gente pensando que eu parei de correr - já que não postei nada ultimamente. De fato, eu dei uma diminuída na intensidade dos treinos, mas bem longe de parar - apenas recuperação.

De julho pra cá, fiz um curso de férias na Estácio: "Como Falar em Público" e entrei num curso de Inglês. A sala de aula faz eu me sentir muito mais jovem - serão dois anos de juventude aprendendo Inglês.

Quanto às corridas, participei da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (06 de setembro, último) em meio a 17.000 corredores. Tinha espectativa de melhorar meu tempo de 1h36min, para os 21,097 km, mas não deu. Logo na largada (Praia de São Conrado) houve grande engarrafamento que se estendeu por toda subida da Av. Nienmayer, roubando preciosos minutos. Fiquei tenso, tentando ultapassar as pessoas em vão. O fato é que um grande número de corredores lentos insistem em largar na frente e atrapalham outros que desejam diminuir seus tempos - é o "efeito televisão".



A densidade de gente só diminuiu na descida da avenida, quando eu tentei recuperar os minutos perdidos, correndo acima do meu ritmo. Passei pelo Leblon, Ipanema, Arpoador e Copacabana, mas quando cheguei em Botafogo já estava cansado acima do normal. Diminuí o ritmo em frente ao Canecão e no aterro do Flamengo percebi que iria "quebrar". Fiquei mais lento e a sensação é de que estava quase parando, sempre que alguém me ultrapassava.

No Km 17 senti dores nos ombros. Respirei e tentei reagir. Aumentei as passadas, mas antes do Km 19, já estava "quebrado". Até meu cronômetro parou de funcionar e eu resolvi apenas completar a prova, em um semi-trote sofrido. Resultado: 1h42min.

Agora vislumbro a Volta da Pampulha (17,8km), em Belo Horizonte, dia 06 de dezembro. já estou incrito e comprei as passagens. Enquanto isso, vou participar da Corrida de Primavera Adidas (10k), neste domingo (11/10/09). O ano está acabando e meus objetivos estão sendo alcançados, sobretudo o mais humilde objetivo: Continuar correndo. A partir daí é que eu posso sonhar em aumentar a kilometragem das corridas, correr em outras cidades e mais tarde em outros países. O tempo vai passar e eu vou continuar cada vez mais jovem!

Abraço!

Bira.