Quando há meio século o cineastra Glauber Rocha proferiu a eterna frase "Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça" não existia iPhone. Corredores de rua eram estudantes "comunistas" que fugiam de porrada do governo militar. De lá pra cá, tudo mudou. Se as câmeras de hoje cabem na palma da mão, o povo não corre da porrada repressiva. Ele se veste em cores e vai para a pista, correr por esporte e fotografar.
Alguém aí pode dizer que "o povão não tem dinheiro para pagar inscrição de corrida...", não é esse o caso da Corrida do Carteiro - bastou levar três latas de leite em pó destinado à doação para disputar os troféus. Tinha até premiação em dinheiro aos primeiros da faixa etária.
Mais de 500 corredores participaram da festa com percurso alternativo - 10 km pelo Centro da Cidade. Gente como Chico Águia (71), conhecido corredor descalço e o não menos famoso Jorge Cerqueira - o Ultramaratonista. Jorge saiu voado, após a prova, para encarar mais 30 quilômetros de asfalto até sua casa - o que rendeu um vídeo extra nesta postagem.
NOTA: Beta-endorfina: "Após 30 minutos de atividade física, o organismo começa a liberar este hormônio que tem a função de adaptar o corpo ao esforço submetido, causando a sensação de bem-estar e elevando a frequência cardíaca da zona de treino aeróbio." - fonte: Wikipédia.
Bate-papo na Corrida
Depois de brincar com corredores na fila do banheiro larguei na prova buscando gente disposta a dar entrevistas enquanto corriam. Definitivamente sou um homem de sorte: Encontrei o Eduardo, o "Homem Aranha" e a Lindaura - gente bonita e alegre. Em diálogos rápidos como quem corre, falamos de superação, bom-humor e alegria. Quando percorremos um trecho da Av. Marquês de Sapucaí o assunto foi carnaval e o personagem Eduardo. Entre as arquibancadas, fui surpreendido ao ouvir seu canto e não perdi a chance de conversar com um carioca emblemático, daqueles que interrompem as passadas para sambar de alegria. Fui com ele até a linha de chegada. Trocamos idéias que não caberiam no vídeo onde está sua chegada. O Personagem da Corrida cruzou o pórtico entoando o samba "Sublime Pergaminho" - Unidos de Lucas, 1968.iPhone na mão, endorfina na cabeça e alegria na pista: Assim foi a Corrida do Carteiro!
Acima o vídeo da corrida e abaixo o vídeo extra com Jorge Ultramaratonista.
Compartilhe esta postagem clicando nos botões do Facebook e Google+, abaixo.
Abraços!
Bira
Grande Bira vc é showwww, mas vem cá trate logo de melhorar pq não queremos vc sempre fotografando e filmando, queremos vc correndo conosco meu nobre amigo...O post e os videos ficaram showwww, só tenho a lhe agradecer amigo e pedir para Deus muita saúde para vc voltar a correr o mais breve possível conosco...
ResponderExcluirVou compartilhar este post...
Melhoras aeeee campeao.
Um abraço,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
Olá Bira, tudo em paz?
ResponderExcluirConheci seu blog através de um postagem do Jorge Ultramaratonista no facebook. Gostei e o estou seguindo.
Também tenho um blog de corridas. Quando der passe por lá.
Douglas
corridaporprazer.blogspot.com.br
Fala Bira, beleza?
ResponderExcluirManeiro seu blog, suas postagens e os vídeos. Eu apareço logo no começo de camisa azul na fila do banheiro, ainda dei um alô pra câmera. Acho q vc ia me entrevistar, mas na hora H chegou a minha vez. kkkkk
Parabéns pelo blog.
abs
Bira está de parabéns mostrando um lado da corrida poucos conhecem !!Digo os que não participam !! Parabéns !!
ResponderExcluirQue vídeo foi esse do Jorge. Ele é fera mesmo. Fico feliz em apoiar através de nossa empresa Tálus - Podoposturologia esse grande atleta. E parabéns pelo seu trabalho Bira.
ResponderExcluirExcelente o vídeo do Jorge, fico feliz em apoiar através da nossa emmpresa Tálus - Podoposturologia este grande atleta. E parabéns pelo seu trabalho Bira
ResponderExcluirObrigado, JORGE, DOUGLAS, ANDERSON, THIAGO e FELIPE pela visita e participação... THIAGO, acho que você estava apertadão e não deu tempo nem pra dar uma entrevista rápida, mas eu entendo... ANDERSON - CAMELO DO DESERTO: definitivamente eu não te encontraria na fila do banheiro, já que você quase não bebe água... FELIPE SANTA RITA, parabéns e sucesso (mais ainda!) à TÁLUS que escolheu o cara certo para patrocinar - nosso obstinado JORGE ULTRA! Abraços! Bira.
ResponderExcluirSensacional ... muito boa a Matéria !!!! E as entrevistas ficaram show de bola !!!
ResponderExcluirParabéns e Sucesso Sempre !!!!
Quem é esse Chico Águia? Quero conhecer a estória dele!
ResponderExcluirEDUARDO ACÁCIO... muito obrigado pela participação e seus comentários... Espero continuar merecendo seus elogios!
ResponderExcluirADOLFO NETO: Chico Águia é muito conhecido por aqui. Encontrei o link a seguir com matéria sobre ele, confira: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/parceiro-rj/noticia/2011/05/parceiros-do-rj-mostram-idoso-que-pratica-corrida-descalco-na-tijuca.html