sexta-feira, 29 de abril de 2016

Quem não Corre não vê Deus!


(...) Vem comigo!... Vamos juntos desvendar por que os corredores não querem, nem conseguem, parar (...)


Quem não Corre não vê Deus!

Amigos!

Vem comigo!... Vamos correr em qualquer canto dessa cidade, para onde o nariz apontar. Não vamos nos preocupar em traçar um roteiro, sigamos as setas da intuição. Em cada esquina, uma delas surgirá, apontando a direção que devemos seguir, naquele momento... É só correr e confiar!

Não tenhamos medo de nos perder dentro da própria cidade, como um amante recente que ainda não explorou todo corpo da amada. Correr, assim, é fazer amor com a sua região! É descobrir e explorar seus pontos mais sensíveis, nesse joguinho gostoso de dar e receber.

Vem comigo!... Vamos juntos desvendar por que os corredores não querem, nem conseguem, parar. Vem contemplar a beleza surgindo onde menos se espera. Descobriremos que a beleza não pertence a um determinado lugar, mas a determinados momentos que podem ocorrer em qualquer lugar. Deleitaremos com a beleza diante de nós, quando o pulsar de nossos corações fizerem nossos poros expelirem amor!

Não tenhamos medo de nos perder dentro deste encanto, como um ser apaixonado que ainda não saciou toda sede de amar. Correr, assim, é perder noção da realidade! É refazer e experimentar outras realidades mais críveis, nesse joguinho de sentir e se entregar.

Vem comigo!... Vamos testemunhar o momento que Deus surge, bem no meio de nosso treino. Ele não se apresenta em formas visíveis, mas em ondas que energizam todas as formas que vemos: casas, carros, pessoas, animais ou despejos de lixo. Sobre tudo, Ele projeta uma esperança imediatamente transformadora. Num dado momento, os cenários mais desvalidos da cidade surgirão recuperados diante de nós. Num dado momento, não estaremos apenas correndo, estaremos espalhados além do solo em que pisamos e além do tempo em que vivemos!

Não tenhamos medo de nos perder dentro deste delírio, como um recém convertido que ainda não testemunhou todos os milagres da fé. Correr, assim, é não esperar parado pelo encontro! É sair para cuidar do corpo, depois pensar que está cuidando da cabeça e pro fim descobrir que está cuidando da alma!

Vem comigo, neste encontro!... Quem não Corre não vê Deus!

Abraços!
Bira.



domingo, 24 de abril de 2016

Correndo nas Ruas de Jorge

(...) Logo, deparei com a Praça Panamericana enfeitada com as três cores de São Jorge: O vermelho e o branco das rabiolas, embaixo do verde das árvores (...)

No fim da tarde, a festa estava só começando na Praça Panamericana, na Penha - Bira, 23-04-2016.

Correndo nas Ruas de Jorge

Amigos!

Sábado, 23 de abril de 2016 - Dia de São Jorge.


A alvorada de São Jorge despertou o subúrbio com o artifício dos fogos que espocaram no céu!... 

Acordei com o barulho e corri para olhar na janela, mas o paredão da casa do vizinho tapou a minha visão. Com preguiça, voltei a deitar e a dormir mais um pouco. Quando acordei de novo, não quis entrar no Facebook nem me iludir com as notícias da TV. Antes do almoço, fiz faxina na casa. Antes das quatro, tomei um banho e fui correr. Fui correr pelas ruas para ver os festejos do Dia de São Jorge nas praças, esquinas e bares.

As ruas de São Sebastião mais parecem pertencer a São Jorge. Muitas delas têm santuários espalhados nas calçadas. São pedestais com a sua imagem do santo galopante, protegida por redomas de vidro e circundadas por canteiros repletos de espadas-de-são-jorge. É nesse seu dia que o suburbano espalha cadeiras na rua, faz cantigas, feijoada e mocotó. Monta barracas que vendem cerveja. Veste camisas com a estampa dos versos da oração para o Guerreiro.


A Rua Jucari, em Irajá, foi fechada para montagem de um pula-pula e piscina de bolas. Bira, 23-04-2016...
... Perto dali, outra festa nas calçadas do metrô ainda espera pela sombra. Bira, 23-04-2016.  

Meu saudoso pai foi devoto do santo. Possuía um anel com sua imagem na mão que eu beijava para pedir bênção. Meu velho também beijava as imagens do santo para ter sua proteção. Naquele tempo não havia filho que não chamasse o pai de "senhor", nem devoto que esquecesse de tratar santo de "são". Hoje, muitos devotos chamam o Cavaleiro Milagroso simplesmente de "Jorge". Mas é que os tempos de hoje não são os tempos de meu pai. Não é mais tempo de beijo nas mãos, de chamar pai de "senhor" e até santo de "são"... É que o nosso tempo não está mais são e nosso povo suplica por bênçãos do jeito que pode.


Ofereceram-me churrasco em frente a um bar, no Largo do Bicão - Bira, 23-04-2016.

Então continuei correndo em direção ao Largo do Bicão. O sol, que os cariocas gostam de chamar de "lua", dava sinais de falência e se aos poucos se recolhia. Pelo trajeto, vi casas que faziam churrascos em festas mais íntimas. Trailers de rua que espalhavam cadeiras e mesas, tomando conta das calçadas. O clima era de harmonia. Aproximei-me de um bar, onde algumas pessoas faziam churrasco e pedi para tirar uma foto. Fui prontamente atendido pelo churrasqueiro que foi além, me oferecendo churrasco e cerveja. Agradeci mas rejeitei, explicando-lhe que estava correndo.


Cantina na Avenida Meriti, Vila da Penha - Bira, 23-04-2016. 

Vi pouco movimento na Estrada do Quitungo, em Cordovil. Não quis me arriscar pelas ruas que pouco conheço, exibindo o celular. Mesmo no Dia de São Jorge, os "dragões" andam soltos no Rio e querem roubar... Passei por Brás de Pina. Subi e desci o Viaduto da Penha, depois virei para a direita, em direção à Olaria.  Logo, deparei com a Praça Panamericana enfeitada com as três cores de São Jorge: O vermelho e o branco das rabiolas, embaixo do verde das árvores.


O movimento na praça começava a intensificar, ao som de caixas acústicas instaladas na quadra central...
... Não muito longe dali, na Rua do Couto, outra festa se formava. Bira, 23-04-2016.

Continuei a correr, em direção ao Largo das Cinco Bocas, em Olaria. Achei que tinha festa lá, mas não tinha. Fiz o retorno em Ramos e passei a correr ao lado da linha de trem. A noite foi chegando e o foguetório tomou conta do céu.

Seria dispensável eu dizer que, a certa altura, eu parei de correr porque senti os joelhos. Seria indispensável eu dizer que São Jorge está galopando nas ruas do Rio, só que o carioca não consegue vê-lo além das redomas ou do estampado de suas camisas.


- Ao meu pai e a todos devotos do Santo Guerreiro.


Abraço!
Bira.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Treinão Queimados-Jaceruba: Calor e Animação

(...) Aos poucos a paisagem foi sendo pintada de verde e pedaços de sombra aliviavam o calor (...) 

Aquecimento na Praça dos Eucaliptos - 150 corredores no evento. Bira - 21-04-2016.

Treinão Queimados-Jaceruba: Calor e Animação

Amigos!

Onde estão os eucaliptos da Praça dos Eucaliptos? Foi a pergunta que veio à mente quando cheguei naquele local. O vasto espaço fica próximo à estação de trem, no centro de Queimados, e é utilizado para shows e feiras culturais. Foi ali que 150 corredores se encontraram para participarem do 3º Treinão Queimados - Jaceruba.

Promovido por Ronaldo Maratonista, o treinão teve forte apoio da Prefeitura de Queimados que forneceu frutas, hidratação, batedores motorizados e dois ônibus. Guada-volumes e banheiro foram disponibilizados para os corredores. Aquecimento com música e instrutores foi feito, como se faz nas corridas.

Tudo parecia perfeito, mas a largada, que seria às 8 h, foi atrasada em uma hora. O sol, cada vez mais forte, começou a preocupar parte dos corredores que acabaram largando por contra própria, ás 8 h 45 min. Eu fui atrás dessa turma - mesmo sem conhecer o percurso de 19 km em estrada de barro.

Na manhã do feriado de Tiradentes, as ruas de Queimados estavam vazias. Poucas lojas abriram para tentar vender alguma coisa, nesses dias de economia aos frangalhos. O transito fraco permitiu que corrêssemos sem auxílio dos batedores, que ainda não haviam largado. Logo saímos do asfalto e adentramos nos caminhos de barro que levam à Jaceruba. Quilômetro após quilômetro, o sol foi ficando mais forte. Aos poucos a paisagem foi sendo pintada de verde e pedaços de sombra aliviavam o calor.


Grupo de corredores vem de trás e passa batido em meio ao trajeto - Bira, 21-04-2016

As casas que beiravam a estrada deram vez a sítios, com plantações de aipim e milho. Sítios que tinham cavalos, cachorros e patos no lago. Ao longe, montanhas cobertas pela mata atlântica refletiam beleza em nossas retinas. Um vento moderado fazia carinho na mata e se atirava sobre nós, que corríamos, amenizando os efeitos do sol. Mas o sol não era um simples vilão: era ele quem emprestava seu brilho ao belo cenário.

Volta e meia um carro passava levantando o barro da estrada. Nossa sorte é que poucos carros passavam ali. Por causa disso, alguns moradores de beira-estrada molhavam as ruas para conter a poeira. Deparar com uma borracha d'água, no meio do duro trajeto, foi uma bênção para nós!


Claudinha Figueiredo se delicia sob o jato d'água de um morador que molhava a estrada - Bira, 21-04-2016.

A estrada de barro continuou serpenteando seu trajeto, feito um rio no vale. O barro da estrada continuou se espalhando e cobrindo as cores das flores que brotam nas margens. Flores que beiram estradas de barro são como crianças carentes, que tem a beleza encoberta pelo sofrimento. Correndo pela estrada, ao lado das flores que sofrem, o sofrimento dos corredores era apenas físico. Um sofrimento plenamente compensado pelo deleitamento da alma, pelo prazer de correr ao lado de amigos e ouvir suas histórias.


Os veteraníssimos Chico Águia e Raimundo da Sul Carioca - Um dos momentos mais belos do treinão. Bira, 21-04-2016. 

Em Jaceruba um rio cortou a estrada e era preciso atravessar uma robusta ponte de ferro. Percebi que a ponte tem a mesma cor do barro. O barro, que cobria as plantas na estrada, já havia coberto os meus tênis, tingido minhas meias e ameaçava subir pelas pernas... Então lembrei da frase que diz: "Do barro viestes, ao barro voltarás". Daí, delirei: "Estaria eu, voltando ao barro??" Não, não é nada disso... Eu só estava treinando com amigos, nos caminhos de Queimados e Jaceruba, em mais um treinão inesquecível.


Picup passa lotada de crianças, rumo à cachoeira de Jaceruba - Bira, 21-04-2016. 

Abraços!
Bira.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Correr Contra o Vento!

(...) Há pessoas que preferem falar do que correr contigo. Mas não se faça de vítima e continue correndo (...)

Salmão Contra o Vento: Montagem com imagens da internet - Bira, 20-04-16.

Correr Contra o Vento!

Amigos!

Correr contra o vento e ouvir o seu zunido nos ouvidos. Sentir que o vento forte quer fazer você parar e até parece que está conseguindo! Quase fechar os olhos para a poeira não entrar.... Quase perder o boné, surrupiado por uma lufada, mas mesmo assim não parar de correr!

De repente, tudo fica confuso na rua: Papeis e plásticos descartados no chão ganham vida e voam sobre você, sobre tudo e sobre todos! Até parece que a cidade resolveu se vingar dos maus tratos dessa gente que atira lixo no chão. É nessa hora de revolta que todos pagam o pato, até você que só quer correr... A fúria do vento fez grudarem sacolas plásticas no ramo das árvores e enfeiou a rua. Uma delas se agarrou num par de sapatos pendurado no fio, que já exercia a função de enfeiar.

Correr contra o vento é como ignorar os que falam mal de você. Há pessoas que preferem falar do que correr contigo. Mas não se faça de vítima e continue correndo. Saiba que enquanto você estiver vencendo, ganhará elogios... Mas os ignorante esperam você tropeçar, para dizerem : "Quem mandou correr contra o vento?!".

Pobre deles que não sabem que você não tem culpa de correr contra o vento. É a natureza que lhe impinge fazê-lo. Você é como um salmão, que enfrenta a correnteza e sobe o rio para desovar. Você precisa ter força, agilidade e sorte para não ser devorado pelos ursos. Você precisa chegar na nascente em tempo de procriar.

Correr contra o vento pode até ser divertido, mas tome cuidado: A Diversão e o Perigo são vizinhos de porta... Acho até que são amantes! É bem possível que, um dia, você entre na casa da Diversão e a encontre beijando o Perigo. É bem possível que esse casal promíscuo também te seduza e lhe envolva nessa perversão... Portanto fique atento!... Quanta gente nesse mundo já sucumbiu nessa trama e acabou devorado na boca de um urso?!

Ursos devoram salmões, para que procriem apenas os melhores ou mais iluminados pela sorte. Outros ursos urbanos querem lhe devorar!... Mas não se dê por vencido e continue a correr contra o vento!

Abraços!
Bira.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A Esperança Tem A Cor Dos Meus Tênis

(...) Divido a compra dos tênis em dez vezes no cartão de crédito. Tento alimentar minha esperança em trinta vezes durante um mês (...)

Cadarços: Montagem com recortes de imagens da internet - Bira, 18-04-16.

A Esperança Tem A Cor Dos Meus Tênis 


Minha Esperança é azul claro e tem detalhes em verde limão. Igualzinho aos tênis que eu comprei e que ficaram mais um final de semana guardados. Semana que vem eu acordo, visto a Esperança, calço os tênis e vou correr!... Até lá, preciso ter Paciência!

Minha Paciência é como a caixa onde os tênis estão guardados. Ela não tem muitos enfeites, pois ninguém compra tênis pela caixa. Caixas protegem produtos, Paciência protege as pessoas que esperam. Mas não quero ficar muito tempo na caixa!... Então, preciso ter Atenção!

Minha Atenção é dispersa e se denuncia na soltura do laço do tênis. Se ao correr evito topadas, posso vacilar e esbarrar nas pessoas. Mas também posso me chocar com as suas palavras. É necessário correr com as pessoas, sem tropeços, sem esbarrões e sem desfazer os laços!... Daí, preciso ter Tolerância!

Minha Tolerância é variável de acordo com o meu conforto. É a corrida que me traz conforto e produz tolerância. Pessoas que correm convivem melhor, apesar das diferenças. Dividir um treino é melhor que ter razão!... Difícil é treinar a Felicidade!

Minha Felicidade pode estar dentro de mim, como dizem os entendidos. Eu diria que pode estar fora; que pode estar longe; que pode estar perto ou nem existir... Talvez as pessoas felizes nem se preocupem com isso. Talvez quem saiba definir felicidade nunca a tenha sentido!... Deixa de papo, preciso calçar meus Tênis!

Meus Tênis nunca foram top de linha, nem a minha Esperança foi das melhores. Divido a compra dos tênis em dez vezes no cartão de crédito. Tento alimentar minha esperança em trinta vezes durante um mês. Só que tem vez que ela parece um leão cheio de fome e eu nem consigo!... Agora, por exemplo, eu preciso mesmo é Correr!

Correr faz com que os conceitos se entrelacem: Paciência, Atenção, Tolerância e Felicidade. É como o entrelaçar dos cadarços. Às vezes é preciso interromper uma corrida para refazer um laço...

A Esperança tem a cor dos meus Tênis... Preciso Vesti-la. Preciso Calçá-los.

Abraços!
Bira.



domingo, 17 de abril de 2016

Acervo BiraNaNet - Corrida de Rua

Selecionei 100 postagens entre as quase 300 do blog, basta salvar esta página e ler aos poucos, quando tiver tempo ...

Uma seleção de postagens sempre atuais, para você acrescentar aos favoritos e ler sempre que o tempo permitir.
Acervo BiraNaNet - Corrida de Rua

Amigos!

As 100 melhores postagens do blog reunidas aqui: basta clicar no título que está acompanhado de um resumo! Você não precisa ler todas de uma vez... Basta colocar essa página nos seus favoritos e voltar a qualquer momento... Clique nos títulos e boa leitura!


Seleção de postagens motivadoras...


EU FAÇO MEU TEMPO!
Uma postagem motivadora. A descrição um treino comum de forma concisa, poética e sobretudo incomum!

RUA TURVA, CORREDOR RADIANTE!
Conciso, poético, motivacional... Uma das postagens que eu escolheria para definir o perfil deste blog.

NINGUÉM TIRA O QUE É SEU!
Uma postagem completa pois conduz o leitor a uma viagem ao passado e quando lhe devolve o presente, ele ressurge repleto de motivação.

COMO A CORRIDA DILUI PROBLEMAS?

Um simples treino, breve e rotineiro, nas cercanias do meu bairro fez a minha mente fluir em pensamentos que não tem fronteira...

A CORRIDA GOSTA DE VOCÊ!
Quando um amigo, que não corre, me perguntou pelo messenger o que deveria fazer para correr eu lhe respondi sem pensar... O jeito foi concluir com essa postagem.

ALÉM DO BLOG I - NUNCA É TARDE...
As impressões de quem retorna à corrida de rua, 22 anos depois, quando tudo parecia ser diferente naquele mundo.


Confira a variedade de estilo das Crônicas de Corrida de BiraNaNet... 
.

CORRER CONTRA O VENTO
Correr pode ser como viver impingido pela fé: nem sempre se é entendido, muitas vezes se é criticado. É preciso aprender a correr contra o vento.

A ESPERANÇA TEM A COR DOS MEUS TÊNIS
A correlação de correr e viver, traduzida nas cores dos tênis...

ALÉM DO BLOG IX - SAIR DO SEDENTARISMO
Mais uma postagem de grande repercussão neste blog... "Sair do Sedentarismo" é a re-edição de uma postagem mal feita. O texto é uma resposta à pergunta de uma amiga, feita pelo Facebook.

PROBLEMAS NÃO SOBEM A SERRA
Um treinão coletivo de subida à Serra do Mendanha pode ser muito mais inspirador do que simplesmente animado...

SOLIDÃO AMIGA
Mas um daqueles treinos solitários que geram postagens, desta vez, sobre a própria solidão de um corredor em seu treino e a oportunidade de se encontrar consigo mesmo.

PER(CORRENDO) MEU VELHO BAIRRO
Correr e conversar com seu velho bairro poderia parecer loucura, não fosse esse texto, que lhe fará presenciar desta conversa...

CORRA E PENSE!
É necessário correr, mas também é preciso saber descansar. Descansar o corpo enquanto pára também de pensar. Pensar é mais produtivo enquanto se está correndo... Leia e entenda (ou não)...

EU PRECISAVA CORRER NA CHUVA!
Uma chuva forte pode assustar as pessoas. A mesma chuva redentora pode libertar a criança que vive dentro de um corredor.

DESCANSE ENQUANTO CORRE
Eu não sei se é possível "descansar carregando pedras", mas descansar correndo eu sei que é...

A MARATONA NUNCA PASSA!
Depois que você completa uma maratona, ela se perpetua. A maratona que se fez nunca deixa de existir e conviver com as melhores memórias de quem correu.

CARTA PRA MIM MESMO
Após oito anos consecutivos na corrida de rua e neste blog, meu alter ego se aproveitou de um momento de vacilo e me escreveu, fazendo um monte de críticas...

UM TOMBO INEVITÁVEL
A descrição de um tombo tomado durante um treino no gramado do Aterro e a repulsa pelo sentimento punitivo de culpa...

CORRENDO NO PARAÍSO DE UM MOMENTO X
Um treino solitário e muito difícil, sob o sol da periferia do Rio, me conduzia para aquele momento de euforia...

ONDE ESTÁ A BELEZA DO RIO?
Mude os padrões de definição do que é belo e faça um treino solitário, às margens do metrô e do trem, às bordas da Avenida Brasil, entre Irajá e Guadalupe.

CORRENDO SOBRE AS ÁGUAS
De que importa a tempestade que desaba sobre a cidade, quando na sua cabeça o céu é azul?... Continuei correndo na chuva, feliz por estar voltando, depois de uma lesão.

BORBOLETAS E FLORES
Circular pelas entranhas da cidade faz com que os corredores, mais atentos e sensíveis, tenham uma visão diferenciada de seu meio... O mesmo se dá no sentido contrário.

ALÉM DO BLOG II - MEU PAÍS: MARATONA
Comecei na corrida de rua encarando a Maratona (42 km). Sofri, mas completei. Fiquei parado por mais de duas décadas até retornar para a minha pátria: A Maratona!

O MELHOR SORVETE DO MUNDO
Nenhum sorvete é mais delicioso do que o saboreado após um treinão de 30 km, saindo de Irajá para Copacabana... Acompanhe esse trajeto!

MERGULHAR NO SUBÚRBIO
Um retrato do subúrbio que não disfarça suas mazelas. A beleza que se esconde na harmonia de um texto ou no lapso de um corredor cruzando a esquina...

O CORREDOR INVISÍVEL
O Corredor Invisível teria sonhado ou feito de fato aquela corrida?

CARTA AO AMIGO CORREDOR - VERSÃO I
Uma mensagem profunda que extrapola o universo da corrida e pode ser utilizada em todos os campos da vida: Reflexão.

CARTA AO AMIGO CORREDOR - VERSÃO II
Essa segunda versão aparenta ser o oposto da primeira, mas seria de fato?

ONDE ESTÁ A CORRIDA?
O que uma caminhada pelas calçadas do Centro do Rio de Janeiro tem a ver com a corrida? Onde está a corrida num texto que descreve o agito do rush?

A FALTA QUE A CORRIDA FAZ
Um pouco da história de cada corredor, nesse texto: "Fez a primeira maratona (42 km) e cruzou a linha de chegada chorando. Era um choro de emoção indescritível, compreensível apenas àqueles que já completaram essa longa corrida"...

AMIGOS: CRIATIVIDADE, ALEGRIA E PRAZER
Aproveitei as proximidades do Dia do Amigo e fiz uma homenagem com esta postagem. Conversei com duas amigas corredoras e extraí suas emoções.

MORRO DE SAUDADE DA CORRIDA!
É duro ficar sem correr! Sobram tempo e lembranças, falta enredo para postagem a não ser revirar as lembranças dos dias bons.

ESTOU VOLTANDO?
Voltar a correr depois de seis meses parece um sonho. Sonhar que está voltando a correr depois de seis meses parece real...

NÃO EXISTEM DOIS TREINOS IGUAIS OU ENTRE A SOMBRA E A LUZ
As luzes do sol provocando sobras sobre o asfalto de quem corre. As luzes dos faróis que fazem a silhueta de um corredor se multiplicar no paredão, às margens da estrada. Basta observar: não existem dois treinos iguais.

A RUA É DO POVO!... E DO CORREDOR TAMBÉM!
Um protesto!... Por que não?... Quando me vi assediado por pessoas que queriam impedir a realização de um evento informal - de corrida de rua - fiquei de queixo caído: Eles querem ganhar dinheiro!

O CORREDOR, A CIDADE E O LIXO...
Até quando vamos correr e deparar com lixo espalhado nas ruas de nossa cidade?

MEU AMIGO QUENIANO PROCURA...
Imagine que você esteja navegando no Facebook e, derepente, receba um pedido em Inglês... Não, não era fake!... Era de fato um queniano á procura de oportunidade para correr no Brasil.

VOU, NÃO VOU!
Levei um tombo, ralei os joelhos e as mãos quando faltavam só sete dias para a Maratona do Rio. Fiquei com medo e escrevi esse poema de frases curtas e medrosas, cheio de dúvidas e com apenas um ponto de interrogação.



Relatos emocionantes das maratonas e outras provas...



MINHA PRIMEIRA MARATONA
Uma das postagens mais lidas e comentadas neste blog é o relato da primeira corrida que eu fiz: A Maratona do Rio de 1985... Outra postagem imperdível!

INTERROGAÇÃO FLUTUANTE
Eu não ia postar sobre aquela maratona... Mais uma vez, fui mal e estava decepcionado. Até que vi meu sofrimento estampado em uma impressionante foto de corrida: Fiz a postagem.

BATERIA ARRIADA NA MARATONA MAIS BELA QUE NUNCA
Narrativa de uma prova, para mim, repleta de contratempos: Maratona do Rio 2013 e seu belo cenário...

A MARATONA É COMO A VIDA
Uma descrição sui generis de um dos percursos de corrida mais belos do mundo - a orla carioca. Um texto conciso e carregado de emoção.

UM CORREDOR DE ANJOS
Um relato emocionante da Maratona de Buenos Aires 2012 e de um momento marcante da prova nas docas de Porto Madero.

BRINCANDO DE CORRER NA MEIA DO RIO
Poucas vezes produzi vídeos para postar aqui no blog, até porque não tenho câmera e sim celular. Em "Brincando de Correr...", no entanto, consegui fazer um vídeo de alto astral...

CORRENDO NA PONTE
Onde está quem falou que a ponte balança e que o vento sopra forte no vão central? Cadê a menina que tinha medo de altura?...

VEM, DEUS, NA MARATONA DO RIO!
Um relato poético da Maratona do Rio, incluindo no belo cenário a presença de Deus, que se disfarça e dá força aos corredores da prova.

ALÉM DO BLOG III - DOIS MINUTOS
Uma disputa inusitada, nos últimos dois minutos da prova, rendeu esta postagem carregada de suspense e ação...

ALÉM DO BLOG X - A MARATONA ONDE EU QUEBREI
Atraído pelo slogan "A Maratona Mais Rápida do Brasil", fui correr em Porto Alegre com a esperança de fazer meu melhor tempo na prova... Que nada!



Histórias de corredores carregadas de beleza e emoção...



ALÉM DO BLOG V - MULTI-GILMARA
Um dos textos mais belos e poéticos deste blog conta a história de minha amiga corredora (e passista) Gilmara Maciel... É uma postagem imperdível!

TODAS AS IDADES DE LINDALVA...
A história da corredora Lindalva Figueiredo, ás vésperas de completar 70 anos e comemorar com corredores que poderiam ser seus filhos, até mesmo seus netos. O texto ganhou as páginas de O Globo.

O DIÁRIO DE CORRIDA DE ZIM
Queria escrever a história do corredor Erivaldo Zim neste blog. Por isso lhe liguei, fazendo um monte de perguntas. Parei com as perguntas quando ele me disse que possuía um diário de corrida e eu pensei: "É ali que está minha postagem!"

MORAES RUNNERS SOMOS NÓS!
Entrevistei Moraes Runners, um dos corredores de rua mais conhecidos do Rio de Janeiro, que contou sua bela história.

VANNUCCI, FILMA EU!
Eu queria muito escrever um pouco da história de Vannucci Jr. (do Blog Corrida Rústica). Mas eu queria fazer algo diferente, não apenas um relato. Liguei para ele, fiz algumas perguntas e fiquei travado... Até que recebi um telefonema, por engano, que definiu a postagem...

AS AVENTURAS DE BIRANANET - PARTE II (ANTÔNIO CARLOS DE CARVALHO)
A história de um corredor profissional que foi viver na Itália e não esqueceu das crianças carentes de sua cidade natal.

SONHO DE CORREDOR
Um jovem corredor e sua experiente corredora, ex-atleta de elite, me contaram suas histórias e sonhos resultando num post emocionante.

QUANDO A CORRIDA TE FISGOU?
Um pouco da história de superação do corredor e amigo Ico Pires, cuja corrida mudou sua vida.

GENIVALDO DO TÊNIS
A bela história do atleta de elite nos anos 80, que aprendeu a consertar tênis, foi vendedor e hoje é proprietário da Loja de Tênis.

DIGA-ME COM QUEM CORRES: OZÉIAS.
O que você faria?... Se depois de quatro anos de trabalho duro só lhe restasse R$ 5 mil e mais nada?... O que você faria eu não sei, só sei que Ozéias foi caminhar...



Momentos de humor em BiraNaNet...







ALÉM DO BLOG VIII - O SACI CORREU COMIGO
Em um dia ensolarado, em pleno gramado do Trevo das Margaridas, o sobrenatural se manifestou na figura do Saci que resolveu correr ao meu lado...

MINHAS PERNAS QUEREM CORRER...
Poderia um corredor discutir com suas próprias pernas? Sim, poderia... Eu já discuti bastante com as minhas e dessa vez virou postagem.

NOSSOS MARAVILHOSOS ÚLTIMOS COLOCADOS
Fui à Corrida de São Sebastião para fazer uma postagem inusitada e inédita: Filmei e entrevistei os últimos colocados da prova, durante o seu trajeto. Confira a chegada do casal que fechou a prova.



A criatividade do "Blog Diferente" não se limita no texto e se completa com as imagens...



ARTE COM MEDALHAS!
"Se não tenho tempo para pintar, vou fazer outro tipo de arte. Uma arte experimental, utilizando as medalhas de corrida, camisetas, tênis e fotos de celular..."

ARTE COM AMIGOS!
Depois de fazer montagens com medalhas, quis fazer montagens com fotos de amigos corredores... Humor e homenagem póstuma.

ARTE COM CORREDORES
Mas um momento de humor sutil, com montagens sobre as fotos de alguns amigos ou corredores conhecidos.

ALÉM DO BLOG XI - ARTE COM IMAGENS
Reuni algumas das imagens mais criativas que fiz para este blog. Uma das características de BiraNaNet.com é a criatividade não só nos textos, mas nas ilustrações.


Alguns dos muitos treinões relatados no blog...


O COMEÇO E O FIM DOS GRANDES TREINÕES
O surgimento, o auge e os supostos sinais de decadência dos grandes treinões de corrida no Rio de Janeiro.

QUANDO O TREINO SUPERA A CORRIDA
A medida que o tempo passa, o corredor aprende a treinar e explorar os lugares onde as corridas não chegam...

ALÉM DO BLOG VII - CORRENDO NO VALE DA MORTE!
O relato de um treino duríssimo sob forte calor na Rio-Petrópolis - Trecho: "... Quando o asfalto ferveu, os carros trouxeram lufadas de vento para amenizar. Lufadas de vento morno, temperado com fuligem e poeira. Lufadas violentas que arrancam os bonés..."


Certo dia me chamaram de poeta, e eu que sempre tive medo de arriscar até tentei...






ENTÃO VAIS, HOMEM-ÁGUA!
Como poderia um leitor deste blog sugerir que eu escrevesse sobre "Hidratação na Corrida" e eu lhe respondesse com um emocionante poema?

VÍDEO-CRÔNICA: SOU CORREDOR!
Quis homenagear alguns amigos blogueiros, acrescentando narrativa poética aos flashes de um vídeo do Youtuber Vannucci Jr.

CORDEL URBANO DO TREINÃO RIO DA PRATA
É claro que eu não sou um cordelista... Muito mal, posto algumas poesias esporádicas neste blog. Mas depois de me encantar com o Treinão Rio da Prata só restou arriscar esse poema em homenagem ao seu organizador.

POEMA DO CORREDOR MACHUCADO
Dado momento, as frases deste poema vão diminuindo de tamanho até desaparecerem. A seguir elas ressurgem e aumentam de tamanho, como aumenta o ritmo de um corredor que ressurge também!

QUANDO O BRASIL FOI CORRER DE MANHÃ!
Outro poema, desta vez em homenagem ao TREINÃO DO BRASIL, evento que idealizei e que abraçou varias cidade do país.

CORRER, TROPEÇAR, CHORAR E SORRIR...
A corrida pode ser uma saída para quem tem vícios, onde a queda e o choro são peças que conduzem ao sorriso.

EU, VOCÊ E NÓS
Quando fotografei um drogado roubando vergalhões em uma obra do BRT, sua imagem ficou gravada na minha mente. Horas depois fui correr e descobrir esse poema...

DE QUEM, DE QUÊ, PRA ONDE E POR QUÊ?
Dias daqueles uma amiga (que não corre) me provocou no Facebook: "Você está correndo de quê?" Fiquei sem saber o grau da sua ironia e nem respondi. Mas o fato gerou essa postagem.



Séries de memórias do próprio blog...







MEMÓRIA PÓSTUMAS DE UM CORREDOR - PARTE I
Seu correr por longo tempo, resolvi mergulhar nas minhas memórias e postá-las nesta série.. Parte 1.

MEMÓRIA PÓSTUMAS DE UM CORREDOR - PARTE II
Seu correr por longo tempo, resolvi mergulhar nas minhas memórias e postá-las nesta série.. Parte 2.

MEMÓRIA PÓSTUMAS DE UM CORREDOR - PARTE III
Seu correr por longo tempo, resolvi mergulhar nas minhas memórias e postá-las nesta série.. Parte 3.

MEMÓRIA PÓSTUMAS DE UM CORREDOR - PARTE IV (última)
Seu correr por longo tempo, resolvi mergulhar nas minhas memórias e postá-las nesta série.. Parte 4.

AS AVENTURAS DE BIRANANET - PARTE I
Para cobrir uma pequena corrida infantil, peguei avião e ônibus até chegar na pequena São José do Goiabal, interior de Minas Gerais... Parecia loucura que eu tivesse feito isso, mas fiz, bem como novos amigos.


Cabe uma explicação: No começo deste blog eu publiquei postagens de vários temas. Foi com o passar do tempo que o blog se especializou no assunto Corrida... Ainda tentei transferir estas postagem para outro blog, mas não deu certo e reativei todas elas. Abaixo, uma seleção das melhores:








CAVALEIRO DO AR
Fui voar com Guilherme Heusi nas asas de ultraleve, nos céus da Barra da Tijuca. Aproveitei para conhecer melhor a sua história e contá-la aqui no blog...

CORREDORES DA VIDA: APARATOS DE INTELIGÊNCIA
José ganhou uma belíssima loura na balada. Rolou uns amassos e ele foi para no apartamento da gata. Quando a coisa começou a esquentar, veio um monte de surpresas...

O NOVO MONTE DOS MILAGRES EM IRAJÁ
Dei uma de repórter investigativo e fui ver o que de fato acontece no "Monte", local assim chamado por seus frequentadores que ali oram dia e noite.

ORGULHO OU CULPA? - PRONTO, INCOMODEI!
Os sentimentos adversos de orgulho ou de culpa habitam a mente de quem se está presente ou se ausenta. Não se pode, no entanto, estar presente em todos os lugares que se é solicitado...

VOCÊ NÃO TEM ESCOLHA!
Na decadência de sua vida e solidão de seu quarto, Aline troca frases de auto-ajuda com os amigos virtuais da internet...

O MUNDO NÃO PRECISA DE VOCÊ!
Se por um lado Marcelo tivesse muito talento, por outro possuía vícios que faziam sua vida se transformar numa gangorra...

AS JANELAS DE LANÇAMENTO
Pipas, foguetes, voo de Ícaro... Janelas de lançamento se abrem nos céus da Flórida, do subúrbio carioca ou da mitologia grega.

AMOR DE MÃE
A primeira que fiz em homenagem a minha mãe, conta um pouco da sua história...

UM CORPO ERRANTE
Solano resolveu desgrudar do Facebook e finalmente dar as caras numa festa, para lidar com pessoas reais...

O SONHO DE RENATA
A postagem mais lida deste blog conta história de Renata Brito, uma cuidadora de cachorros e gatos, que dedica sua vida aos animais.

DE VOLTA AO CRISTO APAGADO
Quatro décadas depois eu fui à Vista Alegre (que naquele tempo se dizia Irajá) para resgatar uma história marcante do subúrbio carioca.

QUATRO MULHERES CURTAS
Reuni quatro pequenas crônicas sobre mulheres fictícias cujas personalidades se identificam às de muitas mulheres reais...

ATIRADORES DE PÉROLA - PARTE I
Nenhum morador de Timóteo poderia prever que o mundo fosse acabar daquele jeito...

ATIRADORES DE PÉROLA - PARTE II
Nenhum morador de Timóteo poderia prever que o mundo fosse acabar daquele jeito...

A FUGA
Um thriller repleto de ação e drama. Você só vai respirar depois que ler todo o texto...

ONDE ESTÃO AS FLORES?
Certo dia resolvi sair pelas ruas do bairro em busca de flores... Isso mesmo! Era proximidade da primavera e eu quis fazer uma postagem sobre as flores de Irajá. Veja no que deu!

SURREAL
Voltar no tempo; ser entrevistado por um cachorro; tentar barrar um tanque de guerra com o próprio corpo é surreal - mas às vezes acontece!

MUITO ALÉM DO GOSTO E DA FORMA
Outra postagem simples, mas carregada de emoção para minha mãe, no dia de seu aniversário...

SANDUÍCHE DE QUEIJO - VERSÃO II
Imagine se um dia todo lixo da cidade virasse dinheiro?... Foi justamente isso que ocorreu em Sanduíche de Queijo: Não perca!

SENTADO NO COLO DE MEU PAI
Faltava eu escrever sobre o meu pai, sentir muita saudade durante a escrita e agradecer a Deus por ter um blog para poder lhe resgatar.

SOBRE MINHA INFÂNCIA
No meu último aniversário, resolvi postar pequenos textos no facebook descrevendo momentos da minha infância. Não tinha a pretensão de compilá-los aqui no blog, mas depois de vários comentários decidi fazê-lo.


BiraNaNet tem quase 300 postagens (em abril de 2016). Esse acervo é somente uma seleção de postagens por preferência do autor.

Coloque esta página nos seus favoritos e retorne aos poucos para lê-las... Obrigado por tudo!

Abraço!
Bira.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Pensando em Corrida no Metrô

Amigos!

Essa postagem está sendo feita no metrô.  o vagão está quase cheio e um pouco difícil para digitar.  Não tenho imagens para postar, apenas no meu pensamento.  Estou pensando em Corrida.

Se pudesse fotografar meu pensamento colocaria as imagens aqui. Talvez eu surgisse correndo em uma trilha,  no alto de um penhasco onde se pudesse ver o mar. O sol e o vento tocariam em minha pele alternando as sensações de calor e refrigério. O vento também faria carinho no mato que se moveria imitando as ondas do mar.

Em meio à natureza,  meus tênis funcionariam como funcionam as camisinhas: protegendo os pés,  mas reduzindo o prazer do contato.  Talvez passassem alguns urubus no céu superazul. Talvez eu ouvisse as vozes dos animais ocultos na mata.  Talvez eu corresse sem sentir cansaço,  encarnando a alma dos meus antepassados de milênios...

Gostaria de continuar meu devaneio e correr o pensamento nesse cenário distante,  mas chegou a hora de descer do Metrô e sequer revisarei essa postagem feita na tela do celular.

Não estou sobre o penhasco mas na plataforma do Metrô.  É possível que alguém esteja me observando e criticando o fato de eu não parar de olhar e teclar no celular.  Tudo é possível para quem vê e é observado,  sobretudo para quem sonha e se transporta além das estações de um metrô que não tem paisagem...

Esta postagem foi feita no metrô.  Não tenho imagens para postar apenas no meu pensamento.  Estou pensando em Corrida...  Sempre penso.

Abraços!
Bira.

terça-feira, 12 de abril de 2016

A História do Maior Treinão do País - Final

Quando você superar as diferenças e conseguir unir as pessoas... Algo de significativo estará acontecendo! Confira a Sexta e última Parte da História do Treinão do Brasil!

Matéria do Jornal O Popular, de Goiânia: o Treinão do Brasil foi um sucesso naquela cidade.
Confira as Partes I, II, II, IV e V.

A História do Maior Treinão do País - Final

Amigos!

Parte VI (Final) - Os Amigos Distantes e as Histórias Ocultas...

Daria para fazer muitas postagens sobre a primeira edição do Treinão do Brasil. Bastaria conversar com cada organizador para colher os detalhes de todos locais que fizeram o evento. Quarenta e oito cidades com 2.600 corredores podem contar muitas histórias, mas eu vou ficar por aqui.

O sonho de fazer um grande treinão de corrida informal e simultâneo, pela paz, sem interesse político, sem ambições financeiras foi tão longe o quanto pode. Se o Treinão quisesse crescer mais, correria o risco de perder sua identidade ou ceder a qualquer tipo de exploração.

Seis meses depois (em março de 2016) ainda havia um grupo de WhatsApp composto por vários organizadores de várias cidades. Eles se fizeram amigos e queriam fazer um novo Treinão.

Mas algo havia mudado: o acirramento político, do momento, não permitiria um novo Treinão pela Paz. Trocas de mensagens de cunho político fez algumas pessoas deixarem o grupo do WhatsApp. Eu tive a impressão de que de nada adiantou nossa experiência de ter feito um Treinão apolítico. Conformei-me, no entanto, ao lembrar de uma frase que usei para promover o evento passado, no Facebook: "A Paz será eterna, desde que dure pelo menos um dia!" - (vide imagem).

Uma das peças que foram divulgadas no evento Treinão do Brasil criado no Facebook - Bira.

Sim!... No dia 20 de setembro de 2015, corredores tiveram um dia de paz! Durante cinco minutos (antes da corrida) eles deram as mãos, independente das suas diferentes crenças, e fundiram seus pensamentos projetando a Paz. Depois correram juntos, compartilhando a alegria que sentiram... E isso nunca será esquecido para muitos!

O Jeito Foi Fazer Diferente Este Ano...

Mapa dos locais de Treinão em 2015.
Quando eu já havia desistido de fazer outra edição do Treinão, tive a ideia de abrir mão do tema: "Correr pela Paz". Sendo assim, o que nos ligaria seria um revezamento. Faríamos o Treinão (12h) do Brasil, sem um tema específico, como exige o momento. Com a anuência de todos, o evento foi confirmado para o dia 22 de maio de 2016, das 6 às 18h.

Gostaria de conhecer pessoalmente cada um dos organizadores que aderiram à ideia do Treinão pela Paz. Gostaria de visitá-los em suas cidades e dividir com eles o prazer de um treino. Sei que isso não será possível, até porque já perdi contato com alguns. Dificilmente a segunda edição do Treinão será maior que a primeira e eu nem sei se faremos a terceira... Só posso dizer que, no dia 20 de setembro de 2015, vivemos um Sonho de Paz!

FIM

Os Locais da Segunda Edição do Treinão (12h) do Brasil - 2016

Abraços!
Bira.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Especial Maratona do Rio!

(...) A Maratona do Rio é o tema das seis postagens que eu selecionei para você sentir a emoção de correr pelas ruas da Cidade Maravilhosa!... Ta preparado?... Então venha e confira! (...)



Especial Maratona do Rio!

Amigos!

A primeira maratona do Brasil é também a mais bela! A Maratona do Rio é o tema das seis postagens que eu selecionei para você sentir a emoção de correr pelas ruas da Cidade Maravilhosa!... Ta preparado?... Então vem e confira!

Minha Primeira Maratona

É impensável que, nos dias de hoje, alguém inicie na corrida de rua encarando uma maratona (42 km). Mas foi justamente o que fiz, em 1985, depois de descobrir a Maratona do Rio nas colunas de esporte do Jornal do Brasil. Fiz a inscrição para a prova sem nunca ter corrido. Eu não sabia direito onde estava me metendo, mas fui... Minha Primeira Maratona é um breve e emocionante relato deste episódio.
Clique Aqui e confira!

Interrogação Flutuante

Fui participar da maratona, em 2014, imaginando que não conseguiria completá-la. Eu que havia me lesionado nos treinamentos e não tive tempo para me recuperar. A manhã estava fria e eu enrolei um casaco quebra-vento em uma das mãos para vesti-lo, caso eu desistisse da prova. Os quilômetros foram passando sem que eu desistisse da prova. Um grande ponto de interrogação pendia diante de mim, feito nuvens no céu: Será que eu chegaria até a linha de chegada?... Clique Aqui e confira! 

A Maratona É Como A Vida

Finalmente eu estava de volta à Maratona do Rio, depois de 25 anos!... Minha alegria foi imensa e eu - que nem tinha intimidade com redes sociais - postei despretensiosamente um texto no falecido Orkut. Só fui me dar conta que o texto ficou bom pela série de comentários que ganhou. A Maratona É Como A Vida virou postagem deste blog e desta coletânea.

Clique Aqui e confira!

Vem, Deus, Na Maratona Do Rio!

A descrição dos encantos e das dificuldades para percorrer os quarenta e dois quilômetros de um belo trajeto são comparadas às fases da vida de um homem. Quando a voz de Deus se disfarça num grito de incentivo que vem da plateia ou quando Sua força emana de uma imensa escultura redentora, sobre o morro... Quando o atleta, mesmo sem perceber, utiliza essa energia para completar a prova.
Clique Aqui e confira!


Bateria Arriada Na Maratona Mais Bela Que Nunca

Quando o meu iPhone apagou, na subida da Avenida Niemeyer, fiquei bastante frustrado. Eu estava utilizando o aparelho para filmar a Maratona, enquanto corria. Debrucei alguns instantes sobre a mureta da pista e nem consegui admirar o choque das ondas na pedreiras... Mas quisera esse fosse o meu maior problema naquela corrida... Quisera!
Clique Aqui e confira!



Vídeo Crônica Sou Corredor

Reuni blogueiros em um encontro às vésperas da Maratona do Rio. Fiz uma homenagem, em forma de poema. Utilizei flashes de um vídeo da prova, somado às imagens colhidas pelo amigo Vannucci Jr...  "(...) Treinei vários meses para que esse momento chegasse... Acabo de vencer 42 km e entrei no corredor de chegada... Gritos coloridos invadem meus olhos, cores gritantes, meus ouvidos e eu penso: No paraíso deve ter maratona todos os dias!"  Clique e Confira!




A Maratona do Rio é um dos temas prediletos deste blog. Toda beleza e criatividade se espalham nas margens desses 42 km de asfalto, basta abrir os olhos, colhê-las e depois trazê-las para cá!

Abraços!
Bira.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Premiação por Faixa Etária: Não é Bem Assim...

(...) Veterano, veja em seu corpo seu próprio troféu. Tenha consciência que você o ergue, quase todos os dias, antes mesmo de sair para correr (...)

As etapas do Circuito Light Rio Antigo estão entre as poucas corridas com premiação por faixa etária - Foto pessoal.