quarta-feira, 28 de março de 2018

Treinão do Brasil: Mais de 50 Cidades!

É só o começo, mais o Treinão do Brasil já agrega 50 cidades e ainda tem 2 meses para juntar mais...

Treinão do Brasil: Mais de 50 Cidades!

Amigos!

Rio de Janeiro, 28 de março de 2019.
Bastaram 10 dias para que o Treinão do Brasil - Correndo Pela Paz atingisse mais de 50 cidades, em todo Brasil. A expectativa é que o evento cresça muito mais, pois ainda faltam 2 meses para a grande largada.

Para quem não conhece, o Treinão do Brasil é um conjunto de vários treinões simultâneos, de corrida e caminhada, feito por corredores de rua de qualquer lugar. No dia 27 de maio de 2018, domingo, precisamente às 7 h da manhã (horário de Brasília) milhares de pessoas darão largada, vestidas de branco. Dez minutos antes, ou seja: às 6 h e 50 min, todos darão as mãos para formar uma corrente de pensamento pela paz, de norte a sul do país.

Vale lembrar que o Treinão do Brasil não tem caráter religioso ou político. Seus organizadores são líderes de grupos de corredores pequenos e médios. Os treinos não são competitivos. No geral são treinos leves, alguns incluem caminhadas onde são convidados familiares e amigos. Mas não há critério, tudo depende da decisão dos grupos de cada local.

Utilizando as transmissões ao vivo, via redes sociais e WhatsApp, os corredores vão interagir e terão noção da dimensão do evento. Fotos e vídeos serão postadas nas redes sociais e o total de participantes será apurado. Em 2015, o Treinão do Brasil reuniu 2,5 mil corredores em 48 cidades. Esse ano, já superamos aquele número, logo de cara!

Atravessando a Fronteira, ou Chegando Perto Dela

É claro que ainda teremos muitas novidades pela frente, mas duas delas já podemos destacar:

Primeiro, a marcação de um treinão em Pacaraima RR - município que faz fronteira com a Venezuela. O chamado "Polo Norte de Roraima" tem temperaturas baixas e curiosamente não tem cemitério para seus 12 mil habitantes. É que a região serrana tem solo rico em caulim, um minério que impede a decomposição dos corpos que são enterrados em outras cidades. Atualmente, Pacaraima vem sofrendo os efeitos da forte presença de refugiados venezuelanos, mas a turma que corre não pode parar e vai participar do Treinão. Eles darão a largada no Brasil, atravessarão a fronteira durante o percurso e finalizarão nas terras nacionais.

Equipe Correcaminos Team & Running del Paraguay - O Treinão do Brasil atravessa a fronteira.

Bem longe de Pacaraima fica a Ciudad del Este, no Paraguai. Isso mesmo, do outro lado da Ponte da Amizade também vai ter Treinão do Brasil, organizado pelo grupo Correcaminos Team & Running del Paraguay. O percurso será em terras paraguaias, mas a sintonia será a mesma.

Os corredores brasileiros e paraguaios costumam se visitar, naquelas bandas, e compartilhar treinões em Foz do Iguaçu ou na Ciudad del Este.

Esquadra Paranaense Invade o Treinão do Brasil

Foi uma grata surpresa! Fazia pouco tempo do lançamento do Treinão, deste ano, e estávamos resgatando as cidades que já participaram do evento. O trabalho era penoso, pois muitos contatos foram perdidos. Mesmo assim, já tínhamos cerca de 25 treinões marcados, mas o ritmo era lento. Por indicação, no WhatsApp, entramos no Grupo Sebo nas Canelas - que tem corredores do Paraná e de todo Brasil. Postamos links de informações sobre o Treinão do Brasil. Convidamos as equipes de diversas cidades e obtivemos sucesso: em pouco tempo, uma série de cidades do paraná aderiram ao Treinão, nesta ordem: Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Toledo, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Bituruna, Medianeira, Francisco Beltrão e São Miguel do Iguaçu. Não bastasse, os multiplicadores do Paraná também trouxeram cidades de outros estados, como: Gaspar e Xaxim de Santa Catarina, Vacaria do Rio Grande do Sul, Macaé do Rio de Janeiro e a já citada Ciudad del Este.

A incansável Esquadra Paranaense vestiu a camisa do Treinão e também está movimentando o Grupo do Treinão no Facebook, onde todos interagem e muitas fotos do evento deverão ser postadas.


PREGUNTAS E RESPOSTAS:

Como Fazer para Participar do Treinão do Brasil?

Em primeiro lugar você deve consultar se já foi marcado um Treinão do Brasil na sua cidade. Se já foi marcado, entre em contato com os organizadores do evento para dirimir qualquer dúvida e participar. O treinão é totalmente gratuito, em qualquer lugar.

Posso marcar um novo Treinão do Brasil em outro local da minha cidade?

Sim, desde que seja num raio de 10 km de distância do outro treinão anteriormente marcado.

O que eu preciso fazer para marcar um Treinão?

Entre em contato com o WhatsApp 21 994449650. Você será instruído e acrescentado ao Grupo de Organizadores do Treinão do Brasil, após a aprovação. O Treinão não possui patrocinadores e é feito pelos próprios corredores de rua, que estão acostumados a se reunir em locais seguros para treinar. A diferença é que, naquele dia, eles estarão vestidos de branco e farão um pensamento coletivo, ao mesmo tempo, de norte a sul do Brasil, pela Paz. A largada será dada no mesmo momento (7 h, de Brasília) e formaremos o maior treinão simultâneo de todos os tempos - O Treinão do Brasil!

sábado, 24 de março de 2018

As Feras do Treinão (Parte I)

Tanto o experiente Lula Holanda (em primeiro plano) quanto o novato Rodrigo Milena (à esquerda) são exemplos de organizadores do Treinão do Brasil nas suas cidades. 

As Feras do Treinão (Parte I)


Amigos!

Primeiro, eles se entusiasmaram com o projeto. A seguir, entenderam que era preciso fazer sua parte para o Treinão do Brasil acontecer, de fato. Então, eles arregaçaram as mangas e convocaram seus amigos para o grande evento simultâneo e nacional:

( Para quem não sabe, O Treinão do Brasil é composto por dezenas de treinos de corrida, simultâneos, em várias cidades do país. A largada ocorrerá às 7 h da manhã do dia 27 de maio de 2018, domingo. Os corredores vestirão qualquer camisa branca. Dez minutos antes da largada, todos darão as mão num só pensamento pela paz, de norte a sul do país ).

Então, eles marcaram os locais de largada nas suas cidades. Para alguns deles, convocar corredores foi tarefa fácil, porque já são conhecidos no meio. Para outros, nem tanto. Mas todos tinha algo em comum: um forte desejo e boa-vontade. Resultado: Em pouquíssimos dias, o Treinão do Brasil decolou!

Mas, afinal, quem são eles?

São os organizadores e multiplicadores do Treinão do Brasil - Correndo Pela Paz. Um grupo heterogêneo, composto de corredores experientes ou novatos. Alguns são líderes de grupos de corrida, outros são blogueiros. São educadores físicos ou líderes de assessorias esportivas... No Treinão do Brasil tem lugar para todos!

É quase impossível descrever um pouco da história de todos eles. Até o fechamento desta postagem totalizavam 40, em 30 cidades. A seguir, o perfil de cinco deles... Depois tem mais:


Lula Holanda, Recife - PE:

Depois que se aposentou, em 2004, o ex-superintendente começou a caminhar diariamente, no Parque da Jaqueira, para fugir de uma depressão. Lá conheceu corredores e se encantou pela atividade. Apenas um ano depois, fundou a ACORJA - Associação dos Corredores da Jaqueira e fez sua primeira maratona (42 km). Desandou a correr pelo Brasil e pelo mundo. Em 2010 foi encarar os 89 km da Comrades - a ultramaratona mais famosa do mundo, na África do Sul. Teve a ideia de promover uma prova similar no seu estado... E fez!: Criou a Ultramaratona 100 Km do Frio (percurso entre Caruaru e Garanhuns) que este ano atingirá sua 8ª edição. Mais do que famoso entre os corredores de rua de todo Brasil, Holanda têm orgulho de denominar a ACORJA como "fábrica de maratonistas". Nada mais justo! Lula e sua equipe organizam o Treinão desde 2015.


Vannucci Jr., Uberaba - MG:

O carioca, radicado no Triângulo Mineiro, ficou famoso depois que decidiu filmar corridas e postar os videos no YouTube. Foi em 1989, quando morava em Niterói-RJ que ele fez sua primeira corrida e foi treinar com o saudoso prof. Barnabé de Souza. O hoje dono do Canal Corrida Rústica, no entanto, tinha medo de encarar uma maratona. Em 1991, foi inscrito nos 42 km da prova carioca, sem saber, e teve que encarar. Descobriu que maratona "não era um bicho de 7 cabeças". Em 2008, já em Uberaba, Vannucci estava lesionado e decidiu filmar uma prova. O vídeo não ficou bom, mas despertou a ideia da criação do blog e do Canal Corrida Rústica, um dos mais conhecidos e renomados deste gênero. A boina, camisa e bermuda pretas são sua marca. Por conta disso, é visto de longe nas corridas que participa, despertando acenos e gritos dos corredores: "Vanutiêêêêê!". Vannucci Jr. está entre os primeiros apoiadores do Treinão do Brasil.



Cesar de Castro e 
Sheila Zanesco, Treviso - SC:

Fiquei pensando por quanto tempo esse casal de atletas paulista residiu no Rio, mas não importa... Cesar e Sheila ficaram na Cidade Maravilhosa o tempo suficiente para deixar muita saudade. Nas parias, as suas pegadas ainda não apagaram - elas renascem todos os dias. Ainda é possível ver as marcas dos pneus de suas bikes no asfalto carioca. As águas do mar ainda agitam no reflexo das suas braçadas. Os corações de corredores, ciclistas e nadadores do Rio, ainda esperam bater mais forte, de novo, durante um treino ao seu lado. Egressos do Rio, o casal foi residir em Treviso para divulgar os encantos daquela cidade no blog Atividade 360. Sem dúvidas, o Treinão simultâneo do Brasil será uma oportunidade de fazer o mesmo treino com essa dupla, não importa onde cada corredor esteja!



Vanuza Ramos, Cascavel - PR:

Alcoolismo, pânico e depressão fizeram Vanuza procurar ajuda médica, em 2013. Além dos remédios de tarja preta, sua psiquiatra prescreveu que ela caminhasse. Nos parques de Cascavel, Vanuzza não se conteve e, em pouco tempo, começou a correr e conhecer outros corredores. Inseriu-se nos grupos, participou de treinos e descobriu uma nova vida. Participou das provas de 10 km, mas não foi suficiente; queria mais. Galgou treinos longos e encarou desafios de percorrer centenas de quilômetros num só mês. Chegou a fazer 800 km em 30 dias e foi personagem de uma edição do programa Painel RPC, clique no link e assista:  link: https://globoplay.globo.com/v/6103788/programa/ . Vanuzza, não é a organizadora do Treinão do Brasil de Cascavel, mas é uma multiplicadora da ideia: Correndo Pela Paz. Exemplo que é, ela está atraindo mais grupos para engrossar as fileira do grande evento simultâneo.



Rodrigo Milena, Itaboraí - RJ:

Afastado de suas funções no trabalho, Rodrigo ficou obeso e decidiu praticar corrida e ciclismo para emagrecer. Era inicio de 2016, quando ele descobriu este blog e entrou em contato. Milena queria conhecer mais corredores, estabelecer novas amizades para manter-se motivado. Coloquei-o no grupo de WhatsApp do Treinão do Brasil, onde ele passou a postar fotos dos seus treinos pelas ruas de Itaboraí. Mesmo com pouco tempo na corrida, Rodrigo não se intimidou e vai organizar um treinão local. É que ele sabe que o Treinão do Brasil pode ser feito, tanto com meia dúzia ou com centenas de pessoas. Ele sabe que dez minutos antes da largada, quando todos os corredores do Brasil se derem as mão, pela paz, eles serão milhares. Vestidos de branco, Rodrigo e seus amigos se unirão aos corredores de todo Brasil! ##

Fique atento; nas próximas postagens daremos sequência com: As Feras do Treinão (Parte II).


Mais sobre o Treinão do Brasil, nos links:

Treinão do Brasil... Que História é Essa?

Locais do Treinão do Brasil 2018

Treinão do Brasil já está em 21 Cidades!

O Treinão do Brasil está de Volta!

quinta-feira, 22 de março de 2018

Treinão do Brasil... Que História É Essa?


Treinão do Brasil... Que História É Essa?


Amigos!

Foi em maio de 2015, a dois meses da Maratona do Rio, que eu tive a ideia de juntar corredores de todos os cantos, em um treinão nacional. Eu estava lesionado e triste, sabendo que não conseguiria correr a maratona. Eu via as pessoas treinando felizes nas imagens do Facebook, mas não podia fazer o mesmo.

Em dado momento, tive a visão de que os corredores, das fotos, faziam o mesmo treino!... Só que eles não sabiam. Eu vi que, em um sem-número de cidades, todos saíam para treinar e não davam conta do imenso grupo que formavam. Imediatamente pensei: “Que tal ‘juntar’ essa turma toda, através de interação pela internet e fazer um grande treinão simultâneo do tamanho do Brasil?”

Pensei isso e fiquei eufórico, mas tive dúvidas se eu não estaria delirando. Imediatamente, liguei para três amigos perguntando o que achavam da idéia: Nilo Resende, de Goiânia; Jorge Ultramaratonista, do Rio; e Vannucci Jr, de Uberaba. Os três são corredores e blogueiros, e poderiam avaliar aquela ideia. Pois bem, meus amigos não só gostaram, mas disseram que eu poderia contar com eles no projeto.

Escolhi o nome Treinão do Brasil para que todos tivessem noção do tamanho do evento. Escolhi um tema: “Correr Pela Paz”, para que todos tivessem o mesmo sentimento. Imaginei que corrêssemos de branco e interagíssemos pelo Facebook (o WhatsApp ainda não era tão popular).

Falei com amigos de diversas cidades sobre a ideia. A aprovação parecia ser total. Um mês depois, eu postei neste blog: “ Vem aí o Treinão do Brasil! ” e marquei o evento para 20/09/15.
Meus amigos Nilo, Jorge e Vannucci Jr. divulgaram o evento em seus blogs também. O Treinão foi ganhando adesões. Em julho, na Feira da Maratona do Rio, encontrei meus amigos e distribuímos panfletos do Treinão. Quando 20 de setembro chegou, já éramos 47 cidades com 49 locais de Treinão. Totalizamos 2,5 mil corredores, de branco, pela paz.

Na maioria dos lugares, o Treinão foi um evento simples, composto por grupos pequenos ou médios. Em algumas cidades, no entanto, o evento cresceu e foi manchete em jornais, rádio ou TV. Alguns organizadores obtiveram apoio de prefeituras locais, com aquecimento ao som de música e palanque. Mesmo com essa pompa, a ideia do Treinão Simultâneo Pela Paz não foi esquecida naqueles lugares. Antes da largada, corredores de todo Brasil em grupos de qualquer tamanho, deram-se as mãos e compartilharam o mesmo pensamento. A seguir, todos largaram, de norte a sul de um Brasil que, até hoje, precisa de paz. Essa ideia também atraiu quem não corria e construiu uma bela história, descrita a seguir:

A CIDADE QUE NÃO CORRIA
(trecho da postagem: “Treinão Mobiliza Cidade do Paraná!”)

Quinta-feira, 13 de agosto de 2015, 9 h. da manhã.

 

(...) "Justamente quando eu ia tomar banho e me arrumar, recebi uma ligação pelo WhatsApp. No display, a figura de uma mulher loura, até então desconhecida e eu pensei: "Certamente é alguém querendo informações sobre TREINÃO DO BRASIL". Era isso mesmo, e a conversa se deu mais ou menos assim:

-- Bom dia, meu nome é Gislaine e eu sou de Sertanópolis, no interior do Paraná...

-- Bom dia, Gislaine... É sobre o TREINÃO DO BRASIL?

-- Sim... Eu já havia mandado uma mensagem mas não fui respondida...

-- Você deseja marcar um treinão na sua cidade - fui objetivo, para não me atrasar na chegada ao trabalho.

-- Até quero -- respondeu Gislaine: -- Mas aqui na minha cidade eu sou a única pessoa que corre.

-- Como assim? Arguí intrigado -- Ninguém mais corre na sua cidade??

-- Sertanópolis é uma cidade pequena, 17 mil habitantes, fica a 47 km de Londrina. A população não tem esse hábito.

-- Mas você corre sozinha?

-- Corro. Às vezes me junto a amigos de cidades próximas. Fora isso, estou sozinha...

Enquanto Gislaine falava eu pensava comigo "E agora, Bira?..." Mas a resposta veio rápida, e não poderia ser melhor:

-- Gislaine, marque o treinão mesmo assim!... Não importa que esteja sozinha no dia 20 de setembro, pois você estará correndo com milhares de corredores em todo Brasil, naquele momento. Muito embora eu acredite que você não estará sozinha... Outras pessoas aparecerão para correr ou caminhar contigo!

Parecia ser justamente a resposta que a Gislaine queria ouvir, e falou:

-- Eu posso marcar e convidar corredores das cidades próximas, não é mesmo?

-- Claro!... Reforcei: -- Mas mesmo que você esteja sozinha no dia, isso será positivo. É que nós estamos pedindo para os corredores tirarem fotos e filmarem todos os treinões. No final, vamos fazer um grande filme com as imagens recebidas de todo o Brasil... Se você aparecer sozinha neste filme, em contraste com as outras cidades do Brasil, Sertanópolis pode despertar e começar a praticar esporte.

Dito isso, Gislaine mandou que eu marcasse o local de largada do Treinão. Anotei seus contatos e nos despedimos. Voltei para o computador e, mesmo apressado, compus uma imagem com a foto de Sertanópolis e a descrição: "Bem-vinda Sertanópolis ao TREINÃO DO BRASIL!...". Marquei a foto que foi para o perfil da Gislaine, no Facebook. Tomei banho e, finalmente, fui trabalhar.

Durante o dia, percebi no smartphone que a imagem que postei estava sendo muito curtida e comentada. Notei que era muito compartilhada e fiquei curioso: "Será que os amigos de Gislaine aderiram à ideia e estão apoiando?". Somente à noite veio a resposta, pelo WhatsApp:

"Boa noite, Bira... Aqui em Sertanópolis está sendo surpreendente! Jamais esperava pelo apoio que estou recebendo! Já fechei com a polícia, consegui ambulância, enfermeiros e médicos... Consegui água e para completar, 150 camisetas brancas escrito PAZ. Essas camisas serão sorteadas entre os participantes..."

Li sua mensagem e pensei: "Como assim?" Fazia menos que dez horas que Gislaine havia ligado e descrito que corria sozinha, no interior do Paraná. O que estava acontecendo era um verdadeiro milagre!... Então lembrei de frases que escrevi na postagem "
O Espírito do Treinão do Brasil": "O pensamento é o corredor mais veloz que já existiu. Milagres acontecem por causa disso: Muda-se o pensamento e tudo se transforma, automaticamente". Não demorou e o que escrevi estava acontecendo de fato! ”
*          *         *
Concluindo a história: Sertanópolis, reuniu centenas de pessoas em suas ruas para correr, pedalar e caminhar, pela primeira vez, no Treinão do Brasil 2015!

Um close na felicidade de Gislaine, correndo nas ruas de Sertanópolis PR, no Treinão do Brasil de 2015.

Em 2016, o Treinão do Brasil não alcançou o mesmo sucesso. A mobilização foi menor e optou-se por fazer fazer um treinão de revezamento de 12 horas – das 6 h da manhã às 18 h da noite. Cada local do treinão escolheu um intervalo de hora para treinar. Alguns locais correram na mesma hora, geralmente de manhã. Devido ao calor, os horários da tarde foram cobertos por alguns “heróis”. Mesmo assim o Treinão contou com a participação de um grupo de corredores em Roma – Itália, que deu a largada às 5h (horário de Brasília) enviando mensagens pelo Messenger.

Ano passado não houve treinão, mas um grupo de organizadores manteve contato pelo WhatsApp e pediu que o evento voltasse. A expectativa, este ano, é que o Treinão do Brasil seja maior que o de 2015... vamos ver! ##


VEJA TAMBÉM:


segunda-feira, 19 de março de 2018

Treinão do Brasil já está em 21 Cidades!


O propósito é superar a marca de 2015, quando o Treinão do Brasil abraçou 49 cidades num total de 2,5 mil corredores

Treinão do Brasil já está em 21 Cidades!

Amigos!

Com apenas três dias do seu lançamento, o Treinão do Brasil já foi marcado em 21 cidades brasileiras (dados colhidos até 9h do dia 19/03/18).

Em 2015, o mesmo evento alcançou 49 cidades com um total de 2.500 corredores e foi destaque nos jornais de algumas delas. Este ano, a expectativa é de suplantar aqueles números.

O QUE É TREINÃO DO BRASIL?


Trata-se de um treinão de corrida simultâneo, agregando corredores de todo país. O tema deste encontro é Correr Pela Paz, onde os corredores se vestem de branco e, dez minutos antes da largada fazem um pensamento pela em prol da paz - geralmente de mãos dadas. Esta concentração ocorre no mesmo Instante (de norte a sul do Brasil) e a largada também é feita no mesmo momento: às 7 h (horário de Brasília).

O Treinão do Brasil não tem patrocinadores e é organizado pelos próprios corredores de rua. A interação, entre eles, se dá através do WhatsApp e redes sociais.

Qualquer corredor de rua pode organizar seu grupo e se inscrever para participar do Treinão do Brasil, totalmente de graça. Não é necessário formar grandes grupos de corredores, muito embora em algumas cidades o evento atinja muitas pessoas e obtenha apoio das prefeituras locais.

No mais das vezes, o Treinão do Brasil é feito por grupos pequenos e médios de corredores, que no somatório de todo evento pode atingir milhares. Sendo assim, o Treinão do Brasil tornou-se o maior treinão de corrida do Brasil. Um evento simultâneo e precursor da paz no momento que mais precisamos dela.

Em 2015, o Treinão do Brasil foi manchete em noticiários do rádio, TV e jornais, como na matéria O Popular, de Goiânia.

CONFIRA AS CIDADES ONDE O TREINÃO DO BRASIL JÁ FOI MARCADO!


COMO FAZER PARA MARCAR UM TREINÃO NA SUA CIDADE?

Não é preciso ser um líder de grupo de corrida para organizar um treinão local. Basta um pouco de boa-vontade e esforço para juntar meia dúzia de amigos habituados a correr ou caminhar. Escolha um local seguro para a prática. Isso já é algo que os corredores fazem frequentemente, só que desta vez estarão correndo simultaneamente com outros de todo Brasil. Além do mais, no dia do Treinão simultâneo do Brasil estaremos fazendo uma grande corrente positiva em prol da paz!

ATENÇÃO: data inicial do evento foi alterada para DOMINGO, 27 de maio de 2018, às 7 horas da manhã (horário de Brasília). 

Nosso evento é de todos corredores de rua do Brasil, que já estão conectados pelas redes sociais e WhatsApp. Os grupos se somarão formando um grande treinão nacional.

Se você deseja participar ou organizar o Treinão do Brasil em seu bairro ou cidade, escreva para:

rezende3@gmail.com ou envie uma mensagem pelo WhatsApp: 21 994449650.

Acompanhe este blog com as atualizações sobre o Treinão do Brasil e nos ajude compartilhando esta postagem.

Link do Evento Treinão do Brasil no Facebook:
https://www.facebook.com/events/1661679430581535/?active_tab=discussion


sexta-feira, 16 de março de 2018

O Treinão do Brasil Está de Volta!

 Vestidos de branco, 2.500 corredores realizaram o maior treinão simultâneo da história, pela paz - acima, uma das imagens que promoveu o evento, em 2015.

O Treinão do Brasil Está de Volta!

Amigos!

Anota aí; o maior treinão simultâneo de corrida do Brasil, deste ano, teve a data alterada:

27 de maio de 2018 
(feriado nacional de Corpus Christi), 
às 7 horas (horário de Brasília).

Isso mesmo!...

Mais uma vez, seremos milhares de corredores em dezenas de cidades, de todo o Brasil, participando do MESMO treinão!

Faremos a largada no mesmo momento e nos comunicaremos pelo whatsapp e redes sociais. Trocaremos mensagens, fotos e transmissões ao vivo. Tudo isso com um único propósito de Correr Pela Paz!

Como ocorrerá o Treinão do Brasil?

Às 7 horas da manhã (em ponto!) de domingo, 27 de maio de 2018, dezenas de grupos de corredores de rua, preferencialmente vestidos de branco, darão a largada simultânea no Treinão do Brasil.

Dez minutos antes (ou seja: às 6:50 h) Eles darão as mãos - em círculo - e farão um pensamento coletivo pela paz.

Antes da largada, em 2015, corredores se reuniram em círculo no Dique Tororó, em Salvador BA.
É importante ressaltar que o Treinão do Brasil não tem caráter religioso. Ele agrega corredores de rua de todas religiões, bem como aqueles que não têm.

Também é importante esclarecer que o Treinão do Brasil não tem caráter político. Não pretendemos transformar o evento em manifestação. Somos corredores de rua e o que faremos é um grande treino, talvez o maior de todos os tempos, em grupos pequenos e médios. Nosso propósito é simples: Correr Pela Paz!

sexta-feira, 9 de março de 2018

Duelo: Amantes da Corrida Perto da Liderança, mas Corredores de Rua Resistem.

Amigos!

Nova medição no Ranking dos Grupos de Corrida do Facebook

Foi em maio de 2016 que o nosso blog teve a ideia de aferir a popularidade dos Grupos de Corrida do Facebook e criou esse Ranking.

Naquela época, os grupos Corredores de Rua e Viciados em Corrida de Rua disputavam a dianteira, seguidos de longe pelos Amantes da Corrida. Mas não demorou e o cenário mudou com uma arrancada espetacular dos Amantes (confira o gráfico). Em janeiro deste ano, ficou evidente que o grupo da santista Luciene Casanova ameaçava a hegemonia dos Corredores, do sorocabano João Batista.


O gráfico acentua a arrancada dos Amantes de Corrida, suplantando o crescimentos dos demais.

Nos últimos dois meses, a diferença entre Corredores e Amantes caiu de 16 para 3 mil membros, algo semelhante aos empates técnicos das pesquisas eleitorais. Pode ser uma questão de tempo para os Amantes consolidarem a virada... O tempo vai dizer e BiraNaNet vai divulgar qualquer resultado.

Posição Atual (09/03/18):
1º - Corredores de Rua: 137.401;
2º - Amantes da Corrida: 134.085;
3º - Viciados em Corridas de Rua: 96.147.

Enquanto isso, os Viciados em Corridas, do carioca Flavio Loureiro, continuou crescendo de forma mais lenta e beira 100 mil integrantes em um confortável terceiro lugar.

Verificamos, nesta aferição, que quase nada mudou a partir da quarta posição (confira aqui a medição de jan/18). Quando houver novidades abrangeremos as demais posições.

Caráter Recreativo

Como já foi ressaltado, o Ranking dos Grupos de Corrida do Facebook de BiraNaNet tem caráter recreativo. Também não é uma especificidade deste blog focado em crônicas de corrida e história de corredores. Entre outros, já tivemos a oportunidade de contar a história dos fundadores destes três grupos, os quais admiramos. Confira nos links abaixo:

João Batista - Corredores de Rua:
http://www.birananet.com/2016/06/corredores-de-rua-serie-grupos-do.html

Luciane Curi - Amantes da Corrida: 
http://www.birananet.com/2016/06/amantes-da-corrida-serie-grupos-do.html

Flávio Loureiro - Viciados em Corridas de Rua:
http://www.birananet.com/2014/01/o-rei-dos-treinoes-cariocas.html


Qual é o Limite dos Grupos de Corrida?

Em uma breve pesquisa na internet, verificamos que há grupos, com outras temáticas, que beiram a marca de um milhão de membros. Quando o assunto é Corrida de Rua, apesar do grande apelo comercial, apenas esses avizinham a marca dos 100 mil integrantes. Fica a pergunta a ser respondida nas próximas medições deste Ranking: Qual é o limite dos Grupos de Corrida? ##

>> Aproveite que está aqui e confira: 5 Crônicas de Corrida escolhidas de BiraNaNet >>


Abraços!

Bira.