É só o começo, mais o Treinão do Brasil já agrega 50 cidades e ainda tem 2 meses para juntar mais... |
Treinão do Brasil: Mais de 50 Cidades!
Amigos!Rio de Janeiro, 28 de março de 2019.
Bastaram 10 dias para que o Treinão do Brasil - Correndo Pela Paz atingisse mais de 50 cidades, em todo Brasil. A expectativa é que o evento cresça muito mais, pois ainda faltam 2 meses para a grande largada.
Para quem não conhece, o Treinão do Brasil é um conjunto de vários treinões simultâneos, de corrida e caminhada, feito por corredores de rua de qualquer lugar. No dia 27 de maio de 2018, domingo, precisamente às 7 h da manhã (horário de Brasília) milhares de pessoas darão largada, vestidas de branco. Dez minutos antes, ou seja: às 6 h e 50 min, todos darão as mãos para formar uma corrente de pensamento pela paz, de norte a sul do país.
Vale lembrar que o Treinão do Brasil não tem caráter religioso ou político. Seus organizadores são líderes de grupos de corredores pequenos e médios. Os treinos não são competitivos. No geral são treinos leves, alguns incluem caminhadas onde são convidados familiares e amigos. Mas não há critério, tudo depende da decisão dos grupos de cada local.
Utilizando as transmissões ao vivo, via redes sociais e WhatsApp, os corredores vão interagir e terão noção da dimensão do evento. Fotos e vídeos serão postadas nas redes sociais e o total de participantes será apurado. Em 2015, o Treinão do Brasil reuniu 2,5 mil corredores em 48 cidades. Esse ano, já superamos aquele número, logo de cara!
Atravessando a Fronteira, ou Chegando Perto Dela
É claro que ainda teremos muitas novidades pela frente, mas duas delas já podemos destacar:Primeiro, a marcação de um treinão em Pacaraima RR - município que faz fronteira com a Venezuela. O chamado "Polo Norte de Roraima" tem temperaturas baixas e curiosamente não tem cemitério para seus 12 mil habitantes. É que a região serrana tem solo rico em caulim, um minério que impede a decomposição dos corpos que são enterrados em outras cidades. Atualmente, Pacaraima vem sofrendo os efeitos da forte presença de refugiados venezuelanos, mas a turma que corre não pode parar e vai participar do Treinão. Eles darão a largada no Brasil, atravessarão a fronteira durante o percurso e finalizarão nas terras nacionais.
Equipe Correcaminos Team & Running del Paraguay - O Treinão do Brasil atravessa a fronteira. |
Bem longe de Pacaraima fica a Ciudad del Este, no Paraguai. Isso mesmo, do outro lado da Ponte da Amizade também vai ter Treinão do Brasil, organizado pelo grupo Correcaminos Team & Running del Paraguay. O percurso será em terras paraguaias, mas a sintonia será a mesma.
Os corredores brasileiros e paraguaios costumam se visitar, naquelas bandas, e compartilhar treinões em Foz do Iguaçu ou na Ciudad del Este.
Esquadra Paranaense Invade o Treinão do Brasil
Foi uma grata surpresa! Fazia pouco tempo do lançamento do Treinão, deste ano, e estávamos resgatando as cidades que já participaram do evento. O trabalho era penoso, pois muitos contatos foram perdidos. Mesmo assim, já tínhamos cerca de 25 treinões marcados, mas o ritmo era lento. Por indicação, no WhatsApp, entramos no Grupo Sebo nas Canelas - que tem corredores do Paraná e de todo Brasil. Postamos links de informações sobre o Treinão do Brasil. Convidamos as equipes de diversas cidades e obtivemos sucesso: em pouco tempo, uma série de cidades do paraná aderiram ao Treinão, nesta ordem: Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Toledo, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Bituruna, Medianeira, Francisco Beltrão e São Miguel do Iguaçu. Não bastasse, os multiplicadores do Paraná também trouxeram cidades de outros estados, como: Gaspar e Xaxim de Santa Catarina, Vacaria do Rio Grande do Sul, Macaé do Rio de Janeiro e a já citada Ciudad del Este.A incansável Esquadra Paranaense vestiu a camisa do Treinão e também está movimentando o Grupo do Treinão no Facebook, onde todos interagem e muitas fotos do evento deverão ser postadas.
PREGUNTAS E RESPOSTAS: