quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Diário de Treinos no Whatsapp - LI


Diário de Treinos no Whatsapp - LI

(Rio, terça, 20.12.22)

[Da Série - Postagens Perdidas]

Em meados de 2016, eu fazia a maioria dos treinos à noite pelos bairros mal iluminados do subúrbio. Por isso, tropecei, certo dia, em Ramos. Foi um degrau de calçada, camuflado na sombra, que me jogou no chão. Num gesto instântano, estiquei os braços e amorteci a queda protegendo o rosto. Como sempre, ralei os joelhos... Mas o que eu não esperava foi ferir a mão. Parte da pele grossa da palma rasgou e ficou pendurada.

No dia seguinte, fiquei com medo de cair de novo, pois estava com mãos e joelhos machucados. Escolhi rodopiar na pista de pedrestres da Av. Oliveira Belo, iluminada e segura, mas cujo vai-e-vem provoca cansaço emocional nos treinos longos.

Foi quando pensei: Que tal eu corresse ali, imaginando estar cruzando de bairro em bairro?

Deu certo, além de gerar a postagem perdida:


"Correr Projetando Um Cenário"

"(...) Hoje, imaginei que se eu caísse de novo, acabaria de vez com as mãos e os joelhos, daí não quis arriscar aquele percurso... Na Pista da Belo, no entanto, eu não consigo dar mais de três voltas (5,1 km) sem me estressar e desistir. É como correr em uma imensa esteira rolante, indo e vindo, sem sair do lugar. Mas não tinha outro jeito e eu comecei... Dei a primeira volta e antes de completar a segunda pensei:

"-- E se eu corresse, aqui, imaginando que estou fazendo o percurso pelos bairros?... Será que daria certo??

"Foi o que fiz. Calculei em que altura eu estaria correndo, caso estivesse no outro percurso. Aos poucos, minha mente foi desenhando as ruas, os prédios e todo cenário do percurso imaginário. Aos poucos eu fui sentindo como se estivesse no outro lugar. Sem sair daquela pista, comecei a percorrendo as ruas de Irajá, Largo do Bicão, Penha, Olaria e Ramos... Curiosamente, até evitei de passar pela mesma calçada onde tropecei, numa experiência surpreendente de projeção de cenário. Estava dando certo! Fiquei animado e aumentei o pace. Esqueci que estava na Grande Esteira Rolante da Oliveira Belo e dei seis voltas (10,2 km) sem perceber ou me estressar.

"Fui para casa pensando nessa experiência de correr projetando um cenário. Talvez seja possível aplicá-la em outras situações bem mais hostis de corrida. Esse meu caso foi simples, mas pode ser um indício de que eu poderei repeti-lo e aperfeiçoá-lo." #

TREINOS DO DIA:

1 h de musculação na Academia Race (manhã);

21 km de corrida (noite): Irajá, Vila da Penha, Brás de Pina, Penha, Olaria e Ramos;

Ritmo: 5:31 / km;

Tempo: 1:56:34


Até a parte LII

Abraços!

Bira.


Confira toda série de postagens do Diário de Treinos no Whatsapp no blog 👉🏻 birananet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário