Diário de Treinos no Whatsapp - XCVI
Da Série: Lições da Corrida
INTRODUÇÃO
A Rua Irapuá fica na Vila da Penha, tem cerca de 2 km, é larga e, apesar do trânsito, boa para correr
Faltou dizer que tem um ladeirão, de onde extraí este texto:
A Ladeira da Rua Irapuá
Ano passado, no dia em que eu voltei a correr depois de dois anos parado, passei pela Rua Irapuá, mas fugi quando avistei o seu ladeirão. Era justo, eu estava acima do peso e com coração acelerado. Era quase final de treino e de minhas energias. Não daria para encarar aquela elevação, a não ser caminhando. Então, dei meia-volta e deixei a tarefa para outro dia.
Foi na semana seguinte que tomei coragem, bufando feito um touro para vencer o trecho correndo. Fiz assim: Fixei o meu olhar no topo; respirei forte, colocando mais ar no peito feito lenha na fornalha e fui!...
Comentei o fato com um amigo, craque da corrida, e ele enfatizou: "Na ladeira você deve encurtar os passos, inclinar o corpo e mover os braços... Isso vai facilitar".
Apliquei sua técnica nos treinos seguintes, mas de pouco adiantou. Eu continuava a correr com o olhar fixado no alto da rua, onde chegava ofegante.
Passaram-se dias, semanas e meses e os treinos me devolveram 70% da boa condição física que antes eu tinha. Certo dia, corri pela na Rua Irapuá, outra vez, e nem percebi que já havia subido e descido a ladeira. Só me dei conta do fato 50 metros depois. Incrédulo, conferi olhando para trás e pensei: "Como assim? Foi agorinha e eu nem me lembro de ter passado!..."
Voltei à ladeira, no treino seguinte, muito mais confiante. Aumentei o ritmo durante a subida e, outra vez, fixei meu o olhar no topo. Como consequência voltei a sofrer para vencer o trecho.
Quando o treino acabou eu refleti sobre os fatos e tirei as seguintes conclusões:
CORRER É TROCAR PRESENTES COM DEUS
Cada passo que dou é um presente que recebo, mas que não acumulo, e troco por outro no próximo passo.
Se uma ladeira me desafia eu posso dividí-la em pequenos passos, pedaços de chão.
Deve ter sido o que ocorreu quando subi a Irapuá e nem percebi: Naquele dia, meu olhar não estava fixo no topo, apenas onde pisava. Isso não gerou stress, ansiedades ou preocupações...
Na vida é parecido: As ladeiras são os nossos problemas e cada passo corresponde ao dia em curso. A depender da dimensão do que enfrentamos, é nessa fração de tempo que encontramos a providência de Deus. De pouco adianta caminhar ambicionando o topo, quando o presente está no passo.
Se você tem ladeiras a vencer, concentre-se apenas em cada passo: ReCorra! #
TREINOS DO DIA:
Ritmo: 5:37 / km
Tempo: 1:13:25 h
Até a parte XCVII
Abraços!
Bira.
Adquira o meu e-book Eu Faço O Meu Tempo, por apenas R$ 16,28 no Kindle, clicando no link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário