Cachorro falante: Colagem de recorte de imagem da internet com paint e gimp. |
Surreal
Amigos!"Se você pudesse voltar no tempo faria tudo igual?"
Quando o dia amanheceu, essa pergunta pairou no ar e na cabeça das pessoas pelos quatro cantos do mundo. Propalada em ecos ela deu voltas na Terra feito satélite. Passou perante meus olhos e invadiu meus ouvidos, e me deixou pensativo. Agora mesmo, a pergunta passou pela China onde ousou afrontar o Rebelde Desconhecido - aquele estudante que enfrentou tanques de guerra na Praça Celestial, em 1989. E o herói anônimo, que hoje cursa a meia idade, tremeu diante da pergunta como não havia tremido diante dos carros de combate:
"Se você pudesse voltar no tempo faria tudo igual?"
-- SIM!... Eu faria tudo igual, sem titubear!...
Responderia o chinês impetuoso e orgulhoso, mas desistiu a tempo, já que a ação do tempo hoje faz tudo ficar diferente, então ele disse simplesmente:
-- Sim... Eu faria tudo igual...
Foi uma resposta opaca, despida de força e verdade. Uma resposta que seria facilmente esmagada pelas esteiras de ferro de um tanque de guerra.
Reportagem da TV Globo relembra o fato histórico... Onde estaria este homem, hoje?
Em São Paulo, essa pergunta foi tema de um debate na televisão. Na mesa, os debatedores convidados eram um empresário e um mendigo, mediados por um cachorro - é isso mesmo que você está lendo: O apresentador do programa era um cachorro, e daqueles vira-latas!... Então os convidados começam a responder a pergunta:
"Se você pudesse voltar no tempo faria tudo igual?"
- E daí, o que importa?... Fatos consumados não mudam! - Disse o mendigo impaciente e raivoso, embora quisesse exibir um sorriso.
- Mas se não mudam os fatos, muda-se a interpretação - rebateu o empresário no melhor estilo auto-ajuda-financeira - Fatos ruins, na verdade, são o-por-tu-ni-da-des para quem faz sucesso!...
A reação do mendigo foi despejar na garganta, em apenas um gole, todo o conteúdo do copo d'água à sua frente. A careta que fez deixou claro que o líquido não era água e sim cachaça. O cachorro, mediador do debate, sumiu, mas logo foi encontrado dormindo debaixo da mesa... Corta!... O programa foi interrompido pelos comerciais...
...
E a insaciável pergunta seguiu seu trajeto pelo mundo:
"Se você pudesse voltar no tempo faria tudo igual?"
Al Gore |
Julian Assenge |
Mas a pergunta ecoou muito além de São Paulo, Pequim, Nova Iorque ou Londres. Muito além das celebridades, ela afetou pessoas comuns de línguas estranhas e diferentes culturas.
"Se você pudesse voltar no tempo faria tudo igual?"
É uma pergunta recorrente ao longo dos séculos, ou seja: Se você realmente voltasse no tempo, a encontraria no passado, como tal. E mesmo que você mudasse os fatos, não mudaria a pergunta. Sua ânsia pelo controle lhe conduziria ainda mais para trás, em busca de reverter outros fatos. E assim, sucessivamente, até o limite dessa vida - na sua concepção - ou até mesmo em vidas passadas que existam por conta da fé. Mudar fatos passados seria um mergulho sem fim!
Muito melhor é seguir o exemplo do vira-lata, apresentador do debate, que ignorou a pergunta e as moscas ao redor de sua cabeça e foi cochilar debaixo da mesa.
Abraços!
Bira.
* A resposta de Julian Assange é real e faz parte da sua entrevista à Revista Rolling Stones, fev/12. A "resposta de Al Gore", no entanto, é fictícia.
1 comentários:
Olá Ubiracy.
Se eu pudesse voltar no tempo faria tudo que eu fiz até agora de uma outra forma melhorada e tentaria não errar, por que esta não deu certo.
Abraços.
ClaraSol
Postar um comentário