Diário de Treinos no Whatsapp - LXIV
(Rio, quarta, 11.01.23)
1⁰ Episódio da Nova Série Lembranças da Infância (Fora da Corrida):
Pois bem, aos 63, minha Infância fica cada vez mais distante no tempo e, feito montanhas distante no espaço, assume imagens esbranquiçadas...
Foi há dez anos, em outubro - o mês da criança, quando as pessoas trocavam suas fotos atuais do Facebook por imagens da infância, que eu fiz diferente colocando lembranças.
"Sobre a Minha Infância" não tem nenhuma pretensão, mas também pode provocar as lembranças de quem lê:
Post 1: O "Santo" Popeye
[Irajá, subúrbio do Rio, anos 70]
"Nas noites de jogo do Flamengo a calçada em frente a casa do Helinho ficava lotada... Sob o poste de luz, juntavam-se adolescentes e adultos, Flamenguistas e anti-Flamenguistas, ouvindo as narrações empolgantes do rádio.
O Helinho, um dos meus melhores amigos de infância, era torcedor do Fluminense, mas gostava da bagunça. Para garantir a vitória do Flamengo, ele colocava um boneco do Popeye diante de todos, encima de um muro. O Popeye tinha uniforme do Rubro Negro, esculpido e pintado no gesso. Era como um santo, que ficava impassível, no patamar superior. Um santo com postura diferente, exibindo seu muque e fumando um cachimbo sem fumaça. A entidade de gesso ouvia rezas e palavrões, enquanto o Flamengo perdia seu jogo.
Tal qual no desenho animado, quando Popeye começava apanhando, no embate com Brutus, até abrir uma lata de espinafre, a maioria esmagadora dos torcedores clamava à imagem pelo milagre da virada na partida.
Eis que, de repente, toda rua estremecia ouvindo do rádio mais um grito de gol do Flamengo!... Era o Santo Popeye que atendia aos clamores!
Aprendi a ser Flamenguista na rua, embaixo daquele poste de luz..." (08/10/12, editado). #
TREINOS DO DIA:
Dia off - senti uma pequena lesão, mas já estou melhorando.
Até a parte LXV
Abraços!
Bira.
confira toda série de postagens do Diário de Treinos no Whatsapp no blog: birananet.com
0 comentários:
Postar um comentário